Novo Hamburgo

HISTÓRIA

Primeiros habitantes
Os primeiros habitantes de Novo Hamburgo foram os índios Charruas e Minuanos. Eram chamados de bugres pelos colonizadores. Acredita-se que habitavam as regiões ribeirinhas do Rio do Sinos. Com a chegada dos colonizadores, os índios foram se retirando cada vez mais para o interior da mata. Na região de Santa Maria do Butiá, em Lomba Grande, havia uma grande quantidade de índios.

Primeiros colonizadores
Acredita-se que em 1822, casais açorianos estabeleceram-se na região conhecida como Rincão dos Ilhéus. Esses foram os primeiros imigrantes. Os portugueses dedicaram-se a terra e a pequena indústria, mas devido ao solo pouco fértil e a falta de adaptação dos açorianos a esta terra, a região estagnou.
Em 25 de julho de 1824, chegaram os primeiros imigrantes alemães. Desembarcaram nas margens do Rio do Sinos, em São Leopoldo, passando seus primeiros dias na Casa da Feitoria (hoje ainda existente). Após espalharam-se e estabeleceram-se nas regiões onde hoje ficam os bairros Hamburgo Velho e Lomba Grande. Outros foram paras as regiões onde hoje ficam os municípios de Estância Velha, Dois Irmãos, Campo Bom, Sapiranga e Taquara.

O nome Novo Hamburgo
Segundo Liene Martins Schütz, autora do livro "Novo Hamburgo. Sua história, sua gente.", a versão mais aceita para a origem do nome Novo Hamburgo é a seguinte:
Os colonizadores alemães instalados no morro de Hamburgo Velho desenvolveram diversas atividades, entre elas a do comércio. Um comerciante alemão chamado Luíz Kersting, natural da cidade alemã Hamburgo, costumava falar aos seus clientes: "Não se esqueçam de voltar a casa do velho hamburguês". Outros colonizadores ali estabelecidos na época, como João Pedro Schmitt e Carlos Zimmermann também eram da cidade alemã Hamburgo, reforçando o fato.
Surgiu assim, a denominação alemã "Hamburguer Berger" que significa "morro dos hamburgueses".
Em 1871 uma companhia inglesa iniciou a construção da estrada de ferro que ligaria a localidade de Taquara a Porto Alegre passando por Hamburger Berg. Em 1876 a obra parou perto de Hamburguer Berg . O ponto terminal hamburguês ficou em uma região não muito povoada na época, na parte baixa de Hamburguer Berg (onde hoje fica o bairro Centro). Em 1899, as obras iniciaram novamente, a fim de ligar Hamburguer Berg a Taquara. Os ingleses que trabalhavam na obra se referiam ao ponto terminal hamburguês como New Hamburg que significa Novo Hamburgo.

Origens econômicas
A região de Hamburgo Velho foi a que mais prosperou, devido a sua localização geográfica. Era caminho das tropas que vinham do nordeste do Rio Grande do Sul. Naquela época em Hamburgo Velho havia dois ramais: um, rumo sul, que chegava em Porto Alegre e outro, rumo oeste, que chegava ao Vale do Caí. Também era o lugar mais próximo das Colônias (hoje Ivoti, Estância Velha, Dois Irmãos, Campo Bom, Taquara e Sapiranga) fazendo uma espécie de ligação comercial destas regiões, com Porto Alegre e outras regiões.
O marco comercial, foi a casa de João Pedro Schmidt, construída em 1836. Com a construção da estrada de ferro, Novo Hamburgo tornou-se uma espécie de depósito. Produtos vindos das Colônias eram descarregados aqui, expandindo o comércio local. Produtos vindos da capital, como ferragens e artigos agrícolas, embarcavam aqui e retornavam para as Colônias.
Acredita-se que Nicolau Becker, morador de Hamburgo Velho, instalou a primeira selaria e o primeiro curtume, aproximadamente em 1834, sendo esse o marco na indústria desse povoado. Foi a indústria que causou o progresso da cidade. A indústria do couro, seguida de demais segmentos, estabeleceu um ritmo a cidade. Em 1908, Pedro Adams Filho, instalou a primeira fábrica de calçados em Novo Hamburgo.
Hoje a cidade é a capital nacional do calçado, rivalizando com os melhores no gênero.

A emancipação
O processo de emancipação iniciou-se em 1922, quando Novo Hamburgo ainda fazia parte de São Leopoldo. Foi organizada uma comissão para os festejos do centenário da independência, composta por: Jacob Kroeff Netto, Marcos Moog, Carlos Dienstbach, Pedro Adams Filho, André Klipp, Júlio Kunz, João Wendelino Hennemann e Leopoldo Petry.
Em 1924 realizou-se uma exposição, montada na Praça 20 de Setembro, em comemoração ao centenário da imigração alemã, contando com a presença do então Presidente do Estado, Borges de Medeiros. No mesmo ano Novo Hamburgo conheceu seu primeiro jornal, o "Monóculo".
A partir de então, o movimento emancipatório ficou mais forte. Jacob Kroeff Netto, Pedro Adams Filho e Leopoldo Petry, formaram uma comissão que se dirigiu até Borges de Medeiros a fim de pedir apoio à emancipação, recebendo tal apoio. Da mesma forma ao dirigirem-se ao Coronel João Correa da Silva, prefeito de São Leopoldo.
A emancipação do município de Novo Hamburgo aconteceu no dia 5 de abril de 1927


CARACTERÍSTICAS

Localização
O município de Novo Hamburgo está situado na região sul do Brasil, no estado do Rio Grande do Sul, na micro região do Vale dos Sinos. Suas coordenadas são:
Latitude sul: 29° 45'
Longitude oeste: 50º 60'

População
237.04 habitantes (Censo 2010)
Urbana: 234.909
Rural: 4.142

Área
Área Urbana: 66,2 Km2
Área Rural: 156.31 Km2

Bairros
Alpes do vale, Boa Saúde, Boa Vista, Canudos, Centro, Guarani, Hamburgo Velho, Ideal, Industrial, Jardim Mauá,  Liberdade, Operário, Ouro Branco, Pátria Nova, Petrópolis, Primavera, Rincão, Rio Branco, Rondônia, Roselândia, Santo Afonso, São Jorge, São José, Vila Diehl, Vila Nova e Vila Rosa.
Lomba Grande é o maior bairro. Distrito onde se situa a zona rural da cidade, com os seguintes lugarejos: Feitoria, Passo dos Corvos, Quilombo, Santa Tecla, Vira-Machado, Quebra-Dentes, São Jacó, Taimbé,  Santa Maria do Butiá, Barrinha e Porto das Tranqueiras.

Rodovias de Acesso
Br 116 e Rs 239

Limites
Ao norte:  Dois Irmãos e Ivoti.
A leste:  Campo Bom, Sapiranga e Taquara.
Ao sul: Gravataí, Sapucaia e São Leopoldo
A oeste: Estância Velha

Distância dos Municípios limítrofes:
Distâncias do Centro da Cidade

Campo Bom: 8 Km
Dois Irmãos: 12 Km
Estância Velha: 7 Km
Gravataí: 38 Km
Ivoti: 9 Km
Sapiranga: 18 Km
São Leopoldo: 8 Km
Sapucaia: 17 Km
Taquara: 30 Km

Altitude
Mínima: 5m (Arroio Luiz Rau)
Máxima: 345, 40m (Morro Dois Irmãos)
Média: 35m

Clima
Clima: Mesotérmico Úmido
Temperatura Máxima: 41,9° 16/11/85
Temperatura Média: 17º
Temperatura Mínima: -1,8° 14/07/00

Solo 
Se caracteriza pelos seguintes tipos: Pituva, Bom Retiro, Rosário do Sul e Vacaí. 

Vegetação 
Mais comuns: ingazeiro, corticeira, taquaras, aroeiras, gramíneas, musgos, campos de vegetação rasteira e ervas de pouca altura. Menos comuns: caroba, araucária, cabriúva, camboim, guajuvira, cedro, angico, louro, maricá, figueira e umbu.

Relevo
É composto de muitos morros de média altura, tanto na zona rural quanto na zona urbana.

Hidrografia
Rio dos Sinos (165 Km): nordeste a sudoeste
Arroio Luis Rau (14 Km): norte a sul
Arroio Pampa (8 Km): norte a sul
Outros Arroios: Gauchinho, Peri, Rincão, Vila Diehl, Guarani, Richter, Centenário, Marcelinho, Butiá, Tiririca, Coari, Peão, Corvos, Moinho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra fotográfica Olhares do Arroio Luiz Rau

Brasil paralisado contra as reformas da previdência e trabalhista

Feira livre de agrotóxicos para preservar sua família, o meio ambiente e o produtor rural de Lomba Grande.