Um trem muito esperado e pouco planejado?

Todo mundo é favorável a vinda do Trensurb até o Centro de Novo Hamburgo? Será que até a "nova rodoviária" não seria suficiente por um bom tempo? Não seria melhor o trem parar na Fenac neste momento, ao menos até a extensão da linha para Campo Bom, que deve acontecer nos próximos 30 anos,  com a utilização de outra tecnologia e possivelmente percorrendo o subsolo da cidade em alguns trechos?

Pra resolver o problema do distanciamento da "nova rodoviária" bastaria ter um Paradão 2 lá na Fenac? Ou melhor, transferir o atual Paradão lá pra Fenac e criar uma linha integrada e gratuita com o Centro de cinco em cinco minutos, em uma via expressa? Desta forma, poderíamos também extinguir a antiga rodoviária (Novo Hamburgo talvez seja a única cidade que tem duas rodoviárias e ambas "meia-boca")  e transferir as rotas desta para a nova? Seria uma chance para trazer imensos benefícios à mobilidade urbana, à qualidade de vida e ao meio ambiente da cidade? Isso traria desenvolvimento para a região da Fenac e seus arredores, como nos bairros Liberdade, Santo Afonso, Industrial, Pátria Nova e Ideal?

Foto Cláudio L. Bender, http://www.panoramio.com/user/5231572
A certeza é a de que o assunto Trensurb foi pouco debatido recentemente e muito aguardado pela comunidade hamburguense. Sem nenhuma consulta popular, sem notórias discussões públicas e de forma discreta e rápida, decidiram que o trem viria até o Centro de qualquer maneira, literalmente. E pelo que se vê será desta forma que ele virá até o centro da cidade, sem o planejamento adequado.

Neste caso, o lobby aconteceu sim, mas por parte de segmentos comerciais e elitistas que não ouviram os trabalhadores que utilizarão o serviço diariamente e nem permitiram o debate democrático sobre o assunto em nossa comunidade, infelizmente.

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