Sobre o aumento do número de vereadores em NH

Antes de exigir bons políticos, precisamos reunir bons cidadãos. Antes de aumentar o numero de vereadores, precisamos melhorar nosso sistema político e democrático.

No Brasil, por vários motivos, a figura do vereador, na maioria dos casos (existem raras exceções), permeia a de um padrinho, de alguém que vai ajudar a achar um remédio grátis, fazer algum favor comercial,  arranjar um emprego, dar um presentinho de natal,  furar fila num hospital, etc. Isso distorce completamente a sua função democrática de legislar em prol da solução de problemas coletivos e de fiscalizar a atuação do executivo. Maior REPRESENTATIVIDADE não consiste em ajudar mais eleitores, e sim legislar e fiscalizar com maior eficiência em nome dos eleitores. Visto isso, o aumento do número de vereadores servirá somente para agravar ainda mais esta distorção política, perpetuando no poder vereadores padrinhos e corrompendo ainda mais nossa democracia. 
Foto Maíra Kiefer, divulgação Camara de Vereadores de NH
Se quantidade garantisse PLURALIDADE não veríamos o que acontece semanalmente na Câmara dos Deputados do Brasil, onde projetos são votados sem conhecimento da causa e muitas vezes se quer são lidos. Suas decisões são tomadas mediante indicação do seu partido, concentrando-se apenas em ser radicalmente contra ou morbidamente favorável a um governo. São 513 deputados e mesmo assim não há pluralidade e sim POLARIDADE. Tudo baseado na fidelidade a um governo para manutenção de cargos em vários setores da esfera pública, dentre outros motivos imundos. Pra resolver isso, não adianta aumentar o número, poderíamos ter um milhão de deputados federais ou 51 vereadores em Novo Hamburgo. Enquanto não existir fidelidade ao eleitor, respeito a sua representação e compromisso com as promessas feitas durante as campanhas eleitorais, prosseguiremos com esta polaridade interesseira.

A Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo defende o aumento de 14 para 21 vagas no próximo mandato legislativo. Em nota oficial divulgada pela assessoria de imprensa da Casa, os vereadores justificam que o acréscimo garante a pluralidade e a representatividade das camadas mais humildes da cidade no parlamento. No entanto, em minhas conversas e encontros com pessoas chamadas pela Câmara de “mais humildes”, noto que elas são contrárias ao aumento. Penso que a população deve ser ouvida quanto a este assunto. Mas, a meu ver, ela não foi e nem terá essa oportunidade, se depender dos representantes eleitos por ela.

Senhores vereadores, mudem o horário das sessões da câmara em Novo Hamburgo para as 18h. Façam um teste. Instiguem a população hamburguense a participar deste templo da cidadania. Verifiquem se é possível utilizar uma pequena parte da grande verba disponível ao legislativo para oferecer transporte gratuito, de ida e volta, em pontos-chave dos bairros, para que os eleitores possam participar das sessões legislativas. Isso possivelmente trará grandes e duradouros benefícios em prol da representatividade e da pluralidade da nossa comunidade.

Comentários

  1. Quando os vereadores justificam que o acréscimo garante a pluralidade e a representatividade das camadas mais humildes da cidade no parlamento, eles não estão falando mentira, isto é para acontecer. Só que quando tem um vereador no parlamento foi o povo que o colocou la, então o povo não deve escolher mal seus representantes. Assim teremos mais vereadores trabalhando em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo as reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mostra fotográfica Olhares do Arroio Luiz Rau

Pesquisa de opinião avaliará a política hamburguense

Brasil paralisado contra as reformas da previdência e trabalhista